quinta-feira, 31 de maio de 2012

SEQUÊNCIA DE LEITURA: "POR QUE 19 DE ABRIL?"


"São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."
 (Art, 231 – Constituição Federal) 
 


       
         Por que 19 de abril?
          Essa, dentre tantas outras datas históricas, é uma data que todos nós devemos nos questionar sobre o porquê de se “comemorar” o dia do Índio no Brasil.
          Sabe-se que os índios foram os primeiros habitantes do nosso país e, quando os portugueses aqui chegaram para explorar nossa terra, os índios tiveram que lutar para impedir tal exploração. No entanto, por não terem a mesma “força” que os colonizadores europeus, muitos povos indígenas foram obrigados a abandonar suas terras, outros foram escravizados para trabalhar nas fazendas, outros morreram.
          Nos últimos anos, o Estado tem se preocupado em devolver aos grupos indígenas parte de suas terras. (Compare os mapas neste folder). Porém, é visto ainda que muitos deles ainda vivem em situações de desigualdade.
          Hoje, muitos povos indígenas ainda vivem isolados, mas muitos já moram em casas que têm luz elétrica e som. O acolhimento aos povos indígenas está chegando, e hoje, eles crescem a 4% ao ano. Também existem escolas especializadas para a educação indígena no país.
         Entretanto, os povos indígenas ainda são vítimas de situações de desigualdade devido à história de convivência entre brancos e índios que não era pacífica. Portanto, devemos sempre nos perguntar “por que 19 de abril?”.
      Boa leitura!

“Lá, na tribo, precisava de um pajé, um cacique e um chefe de postos certos. Pessoas de  palavra. O pajé era como o pai da nação! Se as últimas autoridades tivessem trabalhado não era para as pessoas irem batendo cabeça como andam. Eles gostavam de Praiá, que em suas tradições é Deus, que dava a eles até hoje a resistência, a luz, a força. São seus próprios ancestrais que protegem eles.”

Lívia Beatriz Mota – 4º ano

“Antes que os portugueses chegassem ao Brasil, as nossas terras já eram habitadas pelos indígenas que tinham a sua própria maneira de viver. Hoje, os índios estão mais modernos, bem diferentes do que antigamente.”


João Pedro Silva e Stela Saback – 4º ano

“Antigamente, era na água e sal, não tinha tempero nenhum, era uma caça, um teiú, um passarinho, um beiju. Eles não tinham cama, botava umas palhas de ouricuri no chão e eles se deitavam. O lençol era um saco de feijão, a colher era da folha de cajueiro. Agora estão numa boa, antes era um sacrifício. Agora é beleza. Antes era difícil, mas para eles era melhor.”

Vitor Lomes – 4º ano
“Antigamente os índios mantinham facilmente seus costumes, saíam para pescar e caças e no fim da tarde voltavam para casa e para seus rituais.”

Elias Dias, Eliseu Dias e Ian Pedro – 4º ano

“Antigamente era na água e sal, no peixe, no camaleão. Não tinha cama nem colher. Para eles só a água estava bom. Os índios tiveram que se acostumar com outros costumes.”

Eduarda Bispo – 4º ano 



“Eu descobri que o hábito de tomar banho todos os dias pegamos dos índios; hoje existem 230 povos e, pelo menos a metade, vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca). Hoje já são mais de 5 mil índios matriculados em medicina e direito, são mais de 20 mil professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. Aproximadamente 0,5 % da população brasileira é indígena e também existe escola para índios. Existe 180 línguas diferentes e essa é apenas umas das características que diferencia um grupo do outro.”

Glenda Barros – 5º ano

“Descobri que os índios já estudam medicina, a maioria já se formaram. Os índios evoluíram e já sabem pesquisar na internet. Alguns aprenderam a falar português. É uma descoberta saber que os índios já moram em casas com luz elétrica.”

Alice Almeida – 5º ano 

“19 de abril é o dia do Índio e, para comemorar a data é comum  que crianças pintem o rosto e façam enfeites que imitam cocares para colocar na cabeça. Esses são dois costumes conhecidos dos índios, mas eles tem muitos outros hábitos que estão se modificando ao longo do tempo.  Os Xacriabá não falam língua indígena, mas preservam o mito de Iaiá Cabocla, que é uma onça que protege o território, as crianças e aldeia. Um índio não deixa de ser índio porque tem carro”.
Gabriel Kenji – 5º ano

“Aproximadamente 0,5% da população brasileira é indígena. Está distribuída em todos os estados do país, com maior concentração no Norte. 19 de abril foi escolhida para homenagear o I Congresso Indigenista Interamericano. A data foi criada por Getúlio Vargas. Herdamos tomar banho todos os dias dos índios. Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer rituais. Para os índios os mitos são verdades.”
Erick Lopes – 5º ano

“Descobri que herdamos várias coisas do índio como tomar banho todos os dias. Também já sei que os índios usam computador, falam português, já são políticos e já somam mais de 5 mil índios matriculados em Universidades. Descobri também que 0,5% da população brasileira é indígena. A data 19 de abril foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943”.
Ítalo Santos – 5º ano 


Nenhum comentário:

Postar um comentário